top of page

SOBRE

Este site busca divulgar a Pesquisa Paisagem Urbana na Cidade Contemporânea - Vitória Arte Déco e Racionalismo Protomoderno, desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Arquitetura e Cidade da Universidade Vila Velha, assim como na Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

 

A Pesquisa, sob a Coordenação e Desenvolvimento do Arquiteto Luiz Marcello G. Ribeiro, consiste na investigação e análise da arquitetura Art Déco, Racionalista e Protomoderna como discurso estético de modernização, modificando a paisagem urbana da cidade de Vitória, no segundo quarto do século XX.

 

Os trabalhos empreendidos propõem lançar uma reflexão no tratamento da Art Déco como patrimônio histórico local, revelando um panorama das principais edificações desta expressão, cujo discurso vinculava-se ao contexto político-social capixaba e brasileiro, bem como suas influências e desdobramentos na na arquitetura civil local.

​

A Art Déco, teve seu auge alcançado no ano de 1925 durante a Exposição Internacional das Artes Decorativas e Industriais Moderna, realizada na cidade de Paris, França. Pode-se depreender que a Art Déco constituiu um estilo artístico, com características bem definidas e, ao longo do tempo, mantém sua unidade estilística ao qual o modernismo e suas variantes tiveram maior dificuldades.

​

Em sua constante estilística predominam linhas retas e circulares, sob formas geométricas e composições abstratas, cujos motivos baseiam-se em formas animais e femininas, apelidado também de “estilo 25”, fazendo referência a exposição daquele ano.

​

O sucesso da Exposição Internacional de Paris em 1925 garantiu a disseminação do estilo em diferentes esferas da vida cotidiana no primeiro pós-guerra, dentre eles podemos identificar os utensílios domésticos, na moda, no artesanato, no cinema, ect.

 

Na arquitetura, o estilo foi mais um entre tantas outras tendências arquitetônicas que surgiram logo após a primeira guerra mundial, e teve alcance primeiramente na Europa, mas ganhando mais popularidade e visibilidade nos Estados Unidos e América do Sul.

​

No Espírito Santo, em sua capital Vitória, o estilo Art Déco, por conta de suas características estéticas aliadas a funcionalidade, eficiência e economia na arquitetura, conquistou a predileção em várias obras públicas no período da intervenção federal empreendido pelo Estado Novo de Vargas, representado pelo interventor João Punaro Bley.

 

Na categoria que melhor representa os edifícios de grande escala com linguagem Art Déco, podemos citar a Sede dos Correios, onde essa tipologia Art Déco racionalista foi um marco na arquitetura institucional e replicada em todo Brasil em 1935; O Hospital da Associação dos Funcionários Públicos, inaugurado em 1934 pelo próprio Punaro Bley; e o antigo Sanatório Getúlio Vargas, erigido em 1938, onde o edifício hoje comporta o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes - HUCAM; contendo as principais características da Art Déco.

​

Arquiteto Prof. Me.: Luiz Marcello G. Ribeiro - Coordenação

Arquiteta Prof. Dra. Michelly de Ângelo - Supervisão

Arquiteto Vanderlucio de Paula Filho - Bolsista - 2016/17

Graduando Enzo Gusmão - Bolsista - 2017/18

Graduanda Letíci Gobetti - Bolsista - 2017/18 [Casas de Vila Velha]

​

bottom of page